Descrição
O Refrigerante R-134a não agride a camada de ozônio, pois é HFC – hidrofluorcarbono. O fluido R-134a é uma substituição para o R-12, que possui em suas substâncias moleculares componentes que agridem a camada de ozônio. O R-12 foi banido em 2010, tanto para produção como para comercialização. Porém, muitos equipamentos ainda estão instalados com este fluido. O R-134a é usado em sistemas de refrigeração de médias e altas temperaturas de evaporação (acima de -7º C).
Apesar de ser muito indicado para sistemas novos, pode, porém, pode ser uma boa opção para Retrofit, desde que observados os aspectos técnicos, como troca do óleo lubrificante do compressor e troca do dispositivo de expansão.
Em caso de perda ou vazamento, um sistema com o R-134a pode ser completado com o fluido para retornar com a quantidade desejada. Não é necessário retirar todo o produto.
Todos os sistema de refrigeração e ar condicionado que utilizam HFC-134a podem utilizar também o óleo lubrificante POE – poliolester para o compressor. Para os condicionadores de ar automotivos, deve-se usar o óleo lubrificante PAG – polialquileno glicol.
O fluido refrigerante R-134a é fortemente recomendado para o uso em condicionadores de ar automotivo, pois sua temperatura é bem mais baixa quando comparamos com o fluido refrigerante R-12, além de não possuir nenhum componente agressivo a camada de ozônio, garantia de utilização pelo Protocolo de Montreal.
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